O Ondereparar.pt é o primeiro directório nacional de reparadaores, desenvolvido pelo Electrão, que vem dar resposta à Directiva Europeia Direito à Reparação.

Através desta plataforma os cidadãos podem encontrar os locais mais próximos de si para reparar vários tipos e marcas de equipamentos eléctricos, prolongando assim a vida destes aparelhos.
 

Directiva Direito à Reparação

Em Abril de 2024, o Parlamento Europeu adoptou a Directiva Direito à Reparação, que traz novas obrigações para os produtores de certos bens para tornar  a reparação seja mais fácil e atractiva para os consumidores do que a escolha de substituir os produtos.

OBJETIVOS
Tornar a reparação mais fácil, acessível e económica
Prolongar a vida dos produtos, numa lógica de consumo sustentável
Impulsionar a economia circular e reduzir o desperdício
NOVIDADES INTRODUZIDAS
  • Instrumentos e incentivos à reparação, como a obrigação dos produtores de repararem produtos que sejam tecnicamente reparáveis.
  • Disponibilização de informações claras e transparentes sobre o processo de reparação com referência a preços, prazos e outros dados relevantes.
  • Criação de uma plataforma em que os consumidores possam encontrar reparadores perto de si com facilidade. 
  • Possibilidade de prolongar em 12 meses a garantia legal dos produtos caso os consumidores optem pela reparação.  
     

Vantagens da reparação

A reparação tem várias vantagens ambientais e é uma acção essencial numa lógica de consumo mais sustentável porque permite a altura em que o produto se torna um resíduo, mantendo-o em utilização.

Através da reparação, é evitada a compra
de novos produtos que requerem novos processos de fabrico e de exploração dos materiais.

 

É um reparador e quer fazer parte
do Ondereparar.pt?

 

Torne-se um parceiro, integre a maior rede nacional de reparação e chegue a mais pessoas. Reparar e dar uma nova vida aos aparelhos usados nunca foi tão fácil. 

SABER MAIS
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.